quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

NÉCESSAIRE DE MULHER

Adoro admirar rituais femininos e, lógico, fazer os meus. Creme para as mãos, cabelo, unhas, pés, corpo. Especiais para cotovelos, joelhos, um anti celulite – quase um milagre – para prevenir estrias, ressecamento, envelhecimento precoce... Antes de dormir passo por todas essas fases e chego a acreditar que vou amanhecer mais bonita. Uso uma máscara de gel frio que tenciona os meus músculos e DMAE para dar um efeito botox.Ou acordo amassada ou com cara de espanto!

Mas o que mais me intriga é o tudo que uma mulher precisa durante o dia para se sentir segura.E esse tudo cabe dentro de uma bolsinha mínima, cor de rosa, que levamos imponente para todos os locais que freqüentamos, esparramamos pela pia e começamos a nos embelezar.Lá dentro tem maquiagem, escova de dente, pasta dental, fio dental...começo a acreditar que a bolsinha tem fundo falso! E o ritual recomeça: Filtro solar, rímel, batom cor de boca para todas as horas. Me pergunto: toda boca tem a mesma cor?

E aí, fuçando dali e daqui, comecei a perceber que todas nós levamos mais ou menos as mesmas coisas nessa bolsinha mágica, que guarda todos os receios e quebra todos os galhos.Além de uma camisinha para qualquer eventualidade... Analisando um nécessaire descobrimos tudo – ou quase tudo – sobre uma mulher. Se ela tem um FPS 50 deve ter a pele bem branquinha, se tem absorvente e remédio para cólica... Talvez seja melhor nem mexer!E as eternas contradições desse ser único se tornam explícitas quando analisamos essa intimidade. Tem piranha para prender, pente para soltar. Pó compacto para disfarçar e gloss para realçar.Batom e rímel para ficar natural, colírio para ajudar o rímel e trident para ajudar no beijo...e tirar o batom!

Nesse nosso mundo tem espaço para tudo e de tudo um pouco. Ser mulher é ser vaidosa, isso é quase uma obrigação. Ninguém gosta de se sentir feia, descuidada ou de não atrair olhares e provocar arrepios.Passar despercebida é uma afronta para qualquer mulher, pois gostamos de deixar rastros...de perfume! (Mais um item para nossa nécessaire...) Lembro de um dia em uma reunião de pais que a professora disse que alguns alunos estavam levando o sabonete e a toalhinha exigidos pela escola em uma nécessaire. Perguntei:
- Algum menino trouxe?
- Rs... Não, só as meninas...

E viva as mulheres!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PARA APROVEITAR AS LIQUIDAÇÕES!

Em qualquer shopping, rua e avenida somos bombardeadas com cartazes de "sale", 20 a 80% de desconto, liquida geral! Antes de se render a tentação de comprar apenas pelo instinto, siga algumas regras para não se arrepender. Afinal , ressaca financeira é tão ruim quanto a moral...

1- Antes de sair de casa para uma tarde no shopping, dê uma boa olhada em seu guarda roupas. Preste atenção em tudo o que você já tem e perceba o que está PRECISANDO mais. Se existem muitas blusas, pode ser interessante uma calça nova para criar um novo look, por exemplo. A partir daí, tenha em mente prioridades. E não fuja do seu foco!

2 - Comprar sandálias no inverno e botas no verão também vale a pena, os preços ficam pela metade. Mas não ouse demais: botas clássicas, de bico fino e cores escuras nunca saem de moda!

3 - Saiba seu estilo.Se você é mais prática e ama calça jeans, provavelemnte não vai sair usando um vestidinho romântico de uma hora pra outra.Muito menos uma sandália altíssima cheia de strass se o tênis é seu companheiro mais fiel! Racionaliza, mulher!

4 - Compre a roupa no seu número. Não é porque uma calça 36 custa 30 reais que vai servir no seu bumbum 42. Roupa é para ser usada, não encostada!

5 - Namore! Você vê uma roupa na vitrine e é tomada pela vontade irresitível de comprar. Resista! Dê meia volta e pense. Avalie seu guarda roupa novamente: onde essa roupa se encaixaria? Em quais ocasiões poderei usá-la? Se as respostas forem convincentes e você continuar apaixonada, compre!

6 - Nunca vá as compras de mau humor ou deprimida. As chances de comprar por impulso sobem e o rombo no cartão também...e você fica ainda mais deprimida! Assista a uma boa comédia, coma um saco de pipocas e volte pra casa bem mais leve...e com dinheiro!

7 - Como toda regra tem exceção, permita-se uma PEQUENA loucura ...afinal, somos imperfeitas e merecemos um mimo de vez em quando! Mas de vez em quando...

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

DESPINDO BIQUINIS

  Verão, praia, piscina, curtição. E lá vamos nós nos vestir ( ou melhor, nos despir ) com os mais variados tipos de biquínis. Não é por ser apenas duas peças cada dia mais minúsculas que o biquíni não deve se enquadrar em alguns padrões e estilos, e mais importante, ao nosso corpo. Nessa hora da verdade, toda ajuda é válida,afinal, é quando queremos estar absolutamente lindas e seguras. Alguns mais radicais dizem que deveria existir um pscicólogo em cada cabine de loja em que fôssemos experimentar um biquíni.Eu prefiro confiar no bom senso.Então, vamos às nossas dicas úteis:
 Se você tem:

  Quadris largos: Como a maioria das brasileiras, quadris largos pedem calçinhas com as laterais mais largas, como uma sustentação mesmo. Detalhes nos lados devem ser abolidos, pois aumentam ainda mais e chamam a atenção para a horizontal. Fuja também dos modelos asa delta, a calcinha tem que estar sempre na mesma altura do quadril. Cores escuras também ajudam, principalmente nas laterais.Seios grandes: Siliconados ou não, os seios grandes ficam ótimos com modelos tomara que caia em todos os formatos. A sustentação é fundamental, para nada sair do lugar.Alças largas também ajudam e deixam tudo mais confortável.Detalhes como babados e drapeados só aumentam mais o volume. Um biquíni mais sequinho e em tons neutros e escuros é tudo de bom.Pontos focais, ou seja detalhes de cor ou algum acessório no centro do biquíni tiram a atenção do resto.

   Quadris pequenos: Laterais fininhas, laçinhos, miçangas, tudo que crie ilusão de maior volume dos lados é interessante e realça o corpo. Pode abusar mesmo. Prefira cores claras, principalmente nos detalhes das laterais ou em cores contrastantes para maior impacto. Estampas também são bem vindas

  Seios pequenos:Babados, frufru, cortininha, estampas grandes, contrastes,detalhes, bojos, pregas,enfim...tudo que acrescente algum volume é muito bem vindo.As cores também influenciam e vale o mesmo para os quadris pequenos Ex: Fundo branco e estampa floral bem colorida e grande dá impressaõ de maior volume...e nem precisa fazer plástica!

  Seios e quadris médios: Observe o meio termo: estampas médias, laterais e alças não tão fininhas, cores neutras e mais harmônicas e realçe o que tiver de mais legal, mais interessante, enfim... vale sempre o bom senso!

  Acima do peso: Quando estamos acima do peso, não fica legal uma calcinha minúscula com todas as gordurinhas ao Sol, né? Prefira calcinhas maiores,talvez um número maior do que o normal para dar maior sustentação mesmo. Sem radicalismos nem preconceitos.Também não precisa colocar aquele maiô preto  que mais parece peça de museu.Listras verticais e diagonais também ajudam a afinar a silhueta, mas se ficarmos muito preocupadas com detalhes, as férias passam e não dá nem tempo de curtir!

  Cores: Se você acabou de chegar na praia depois de um ano de cursinho pré-vestibular ou trabalhando de segunda a segunda sem nem ver a cara doSol, não coloque logo de cara aquele biquíni rosa pink ou laranja
fluorescente, mesmo estando super na moda!Você vai ofuscar mais que o astro rei..Devagar e sempre com as cores, começando com as mais claras até ir pegando mesmo uma cor. No auge do bronzeado, você ficará linda com o amarelo cítrico! Brancos também ficam mais legais com a pele mais bronzeada por conta do contraste. Já os pretos são clássicos: chiques até debaixo d´água

  Estampas: Com uma infinidade de estilos,as estampas estão em todas as coleções e criam os mais diferentes looks. Com atenção as dicas anteriores,use e abuse das estampas. Vale até brincar, misturando biquínis e criando novos visuais, com cada parte de um jeito. Para não errar, observe sempre:

 1 - Proporções: Seios pequenos, estampas grandes e contrastantes; seios grandes, estampas pequenas e sem contrastes. Isso também vale para os quadris.Criamos contrastes quando as cores são opostas, exemplo do verde com o laranja, o azul com o vermelho, o preto com o branco...

2 - Estampas diferentes devem ter pelo menos 2 ou 3 cores da mesma família para ficarem harmônicas.Cores da mesma família são aquelas originadas das mesmas saturadas, ou seja: lilás e roxo, laranja e ocre, o que muda mesmo são as tonalidades.E sempre uma estampa deve ser mais dominante do que a outra.

 3 - Se uma estampa tiver motivos geométricos, a outra deve seguir a mesma lógica, ou seja, ter linhas retas ou diagonais. Se forem florais, a outra pode ter ondas, corações ou simplesmente ter uma única cor, que realçe todo o resto. Aí, vale o olhômetro mesmo e a descontração, peça fundamental para que possamos brincar com o nosso corpo e com a vida. Por que de nada adianta estar linda e poderosa, se não conseguimos curtir os momentos que estão aí.Então, dispa-se de toda vergonha, encare o espelho e use o seu melhor biquíni... Boas férias!

MODA, SUBJETIVIDADE E CORPO

   Estamos em uma era em que a moda, além de ditar tendências de cores, formatos e cortes, também traz transformações para o nosso corpo. A adequação, o " estar bonito" virou obsessão desde o dia em que a fotografia captou a primeira imagem até a febre do culto ao corpo iniciada nos anos 70 com o" boom" das academias de ginástica.A exigência da perfeição permeia desfiles de moda e termina em doenças nervosas como a anorexia e bulimia. Para tentar conter essas tendência paranóica, os grandes estilistas chegaram a proibir de desfilar modelos que tivessem peso inferior ao saudável!Com as roupas cada vez mais ajustadas e construídas sob medida, a forma do corpo ganhou muito mais importância. Não nos escondemos sob camadas de saias, mas nos desnudamos com decotes, fendas e tecidos strech. E alimentamos outro hábito que pode se tornar doentio: as plásticas.Lipos, silicone, tudo é feito sob medida para adornar um vestido
colante. E os 2 interagem em busca da perfeição, totalmente efêmera, pois as mudanças se processam o tempo todo, mudam-se os focos e a insatisfação se torna uma constante. O nosso corpo se tornou uma mídia em si mesmo, divulgamos imagens, aspectos, caracterísiticas, mensagens construídas por infinitos discursos possíveis. Mostramos o que somos e o que podemos ser diante de um determinado grupo social, de acordo com nossas referências.
   Paralelo a isso, temos uma democratização da moda. Ela ficou mais acessível com os prét-a-porter e hoje, todo mundo sabe alguma coisa, até mesmo porque existem cópias que possibilitam a qualquer um ter uma bolsa " Louis 'Vouiton".O que não deixa de ser um processo de inclusão.Mas não queremos apenas estar no meio, buscamos também um diferencial.E a busca dessa individualidade faz surgir várias verdades. Buscamos o que nos faz bem e o que nos fica bem. Temos a necessidade de sobressaírmos e surgem os piercings, tatuagens, maquiagens diferentes, cortes e cores de cabelo, acessórios, que nos remete aos nossos ancestrais indígenas, mostrando que esse desejo vem de longe. Incorporamos personagens que acabam sendo incorporados pelo mundo da moda - sim, sempre - e damos informações através do que mostramos. Criamos uma história, uma imagem. Mas até onde ela é real? Até cair no mouse e no photoshop?
   A imagem é uma fantasia. E nos distanciamos de nós mesmos quando a criamos, criando múltiplas realidades de acordo com o que buscamos. Quer coisa mais irreal do que contatos pela internet? Quem é 100% sincero? Podemos criar uma imagem qualquer, uma personalidade completamente diferente da nossa e viver essa fantasia. Perdemos o contato físico. Conversamos pelo celular, pelo msn. Conhecemos pessoas no orkut. Somos tão ligados a imagens perfeitas,que nos esquecemos do básico, do convívio, do toque. Nos transportamos a outras realidades, filmes, novelas, pois nos tornamos co-dependentes os meios de comunicação para,talvez,suportarmos a nossa própria vida.Mas quando o filme acaba e as luzes do cinema se acendem, o que surge é a nossa realidade.É o manequim 44, a estatura mediana,alguns quilinhos a mais , o marido que não é a cara do Andy Garcia.Ah!!!! Ou seja, problemas que todas nós temos. Então, o que nos resta é fugir de toda essa idealização, dessa massificação de conceitos e preconceitos e buscar o que é nosso de verdade. Não o que está na revista, perfeito, sob o bisturi milagroso do photo shop. Mas o que está no nosso espelho. Tirar as máscaras, despir a roupa "nada a ver", percebermos as nossas necessidades e sermos nós mesmos.Valorizar os seios fartos, os olhos amaendoados,o pezinho bem feito, todas nós temos algo para mostrar de belo!Cuidados simples e auto estima fazem milagres com qualquer mortal.Afinal,até hoje não inventaram maketing melhor do que a felicidade!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O QUE COMPRAR HOJE E USAR SEMPRE

  Vestido de seda: A seda é um tecido super nobre e com uma boa modelagem se torna imbatível. Um belo vestido, estampado em tons mais sóbrios, vai de casamentos a festas mais informais com total desenvoltura. Com sandálias altíssimas e carteiras vão a bailes e acompanhados de rasteirinhas fazem o estilo hippie chique, dando um toque descolado ao look.

  Calças retas e de alfaiataria: Peça clássica e chique, que toda mulher deve ter. Em tons neutros, como o cinza e o preto fazem composições muito interessantres, tanto com t-shirts como com tops bordados. Só
depende da festa!

  Pois: A estampa de bolinha não tem moda. Veste todas as idade e tem um charme especial. Em variados tamanhos e cores, as bolinhas ou bolonas fazem bonito em vestidos, camisas e tudo o que a imaginação mandar.Romântica, sem ser exagerada, tem um ar feminino e nostálgico. Vale a pena ter uma no armário!

 Saia e vestidos florais: As saias tem o dom de deixar a mulher muito mais feminina. Em corte evasê ela equilibra os quadris e realça as pernas,deixando o corpo mais harmonioso. Combinada com blusas sequinhas de uma cor só, vão do trabalho a cocktails sem fazer feio. E os vestidos, são sempre sensuais! Em tecidos molengos dão movimento e charme para qualquer corpo.Compre já o seu!

  Pantalona: As pantalonas são uma ótima aliada das mulheres que tem pernas curtas, pois alongam a silhueta, principalmente se usadas com saltos. Dependendo do tecido, ela encara até uma festa bem formal,
como um casamento. Como já tem bastante volume, é interessantecombiná-la com tops sequinhos, de tecidos do mesmo tipo ou mais chiques. Com casaquinhos deixam a cintura menor e mais acentuada,
dando ao corpo uma sensualidade a mais. Tudo de bom!

  Calça cinza ou jeans reta e escura: Coringa dos coringas, o jeans escuro sem muitos detalhes e de corte reto é campeão na hora de criar looks diferentes. Vai do tênis ao salto alto com uma facilidade impressionante e super elegante. Tenha sempre um no armario, tanto para as horas de lazer, como para trabalho e eventuais baladas.Já a cinza substitui a preta e dá sutileza e luz às blusinhas coloridas.Com os acessórios certos, é pau pra toda obra e nunca te deixa na mão.

  Camisa branca: Independente do corte e do tecido, camisa branca é essencial. Funciona como o jeans: vai do esporte ao chique em segundos e é um quebra galho e tanto. Tenha mais de uma, em tecidos como o
algodão e o cetim. Ajudam sempre e muito!

  Vestido preto de festa: O pretinho básico continua em alta. Lógico que nem sempre tem que ser preto, afinal cor sempre ilumina o visual. Mas ter um vestido preto pode ajudar na hora da dúvida. Prefira sempre
usá-lo a noite e complemente com acessórios brilhantes, como brincos de pérola ou com pedras claras. Como ele já e neutro, os acessórios podem e devem dar o "up". Carteiras e bolsas com detalhes prata ou
bordadas fazendo conjunto com sandálias deixam o pretinho mais leve.

  Camisetas branca, preta,pinks...: As tradicionais t-shirts estão cada dia mais elaboradas, mas nunca perdem a majestade. Em cores básicas acompanham jeans, calças de alfaiataria e podem simplesmente aquecer embaixo de casacos e blusas de lã. Imperdoável não ter algumas!

 Casaco estilo chanel: O corte quadrado e os botões dourados não deixam dúvida: é um clássico! Quando bem feito,com lã de qualidade e forro adequados, passam por gerações sem nenhum defeitinho. E pode ser
usado, o que é melhor, em todas as idades. Chique como todo investimento de qualidade.

  Suéter: Os mais usados são os de decote em "v". Combinados com camisas ou camisetas por baixo, são elegantes e sóbrios. Podem vir em todas as cores, depende mesmo do gosto de cada uma. Eles aquecem e dão charme nas composiçoes, tanto com jeans e calças de tecidos diferenciados.Vale a pena investir em lãs boas para ter por muito tempo.

  Estampa de animal: Em bolsas, calçados e em algumas peças de roupa, a estampa de animal está em alta há mais de quatro estações e parece que vai continuar com força total. Para dar um look mais interessante em peças neutras é um achado. Só não vale combinar onça com cobra nem abusar. Uma peça ou duas no máximo é sempre mais elegante e não fica parecendo que você acabou de sair de um safari africano.


  Sapato scarpin: Em qualquer cor e em todos os materias, do couro ao verniz, com estampas de bicho ou coloridos, scarpin é sempre scarpin. Pode ser chique, básico e modernoso, depende do estilo de cada uma. Invista em pelo menos um par e se sinta super sensual com este clássico, principalmente se usado com saia lápis... E não saia do salto!

  Carteiras: Acompanhante indispensável para qualquer festa, a carteira é necessária. Com bordados, brocados ou simplesmente em couro, ela faz bonito na hora de levar os nossos pertences e dar um charme especial. Pelo menos uma metalizada e uma preta devemos ter para jogar com vestidos de todos os níveis.

  Vestido de linha: Ele também atravessa gerações e pede um corpinho escultural. Pode ser usado de várias maneiras, para as mais diversas ocasiões. Com sandálias de salto fino ficam chiques, com anabelas podem ir a um cineminha ou um almoço mais informal. Crie o seu look e abuse deste modelo, que mostra as curvas sem ser vulgar. Aposte em você!




 

OS SHORTS VEM AÍ!

Must da próxima estação, os shorts chegam com tudo! Junto com pernas lindas, bronzeadas e bem torneadas - príncipio básico para se arriscar em um shortinho - afinal, mostrar o que não se tem nem vale a pena... Shorts é tudo de bom em todas as situações. MENOS no trabalho. Por mais informal que o ambiente de trabalho seja, shorts é demais...ou de menos! Afinal, essa peça é feita para o lazer, seja ele em qualquer esfera. Vai da praia a um cocktail elegantíssimo com feminina sutileza. Sim, mas como tudo requer a tal parcimônia, vamos entender um pouco mais como usar os deliciosos shorts.


Corpo: Como já disse, se suas perninhas estiverem flácidas, cheia de estrias ou celulites, pra que mostrá-las? Use vestidos longos, morra de raiva e se prepare para o próximo verão, quando eles ainda estarão por aí. Além disso, preste atenção nos quadris: muito largos favorecem o uso de peças em corte reto e de cores mais escuras. No verão, o cinza quebra um galho.Quadris menores podem abusar do estilo boyfriend, saruel e com bolsos. Tecidos fluidos, estampas e cores mais provocantes também são bem vindas. Mulheres baixas podem usar shorts menores, pois ajudam a alongar as pernas. Coxas grossas fogem de shorts justos. Detalhes em excesso também não favorecem, como apliques, lavagem, relevos.Mulheres muito altas com shorts muito curtos...fica muito! Use bermudas, são uma ótima opção.

Cores e Tecidos: Todos, sem excessão! Shorts claros, escuros, estampados, todos são bem vindos, vide regrinhas anteriores. Combine os estampados com blusas sequinhas, os sequinhos com batas estampadas e o jeans com absolutamente tudo! Os tecidos mais finos e metalizados estão passeando em festas nobres juntamente com blusas bordadas e carteiras de princesa.Mas não exagere no brilho:uma peça ou duas no máximo! Já os de algodão vão a praia, festinhas informais e tardes em shopping. Shorts rasgados, mostrando a polpa do bumbum e retirados apenas com acetona só são aceitos se você tem menos de 20 anos e é dançarina de axé! Please!

Sapatos e acessórios: Regra simples: tecido fino, salto fino. tecido grosso, salto grosso. Tecidos finos são os nobres, como seda, cetim e os grossos são os do dia a dia como algodão, brim, etc. Fácil, né? Mas não vacile! As bolsas e outros coplementos seguem à risca o modelo. Se você estiver de shorts jeans, camisetinha de malha e rasteirinha ( ou tênis, sapatilha, gladiador ) pode usar uma bolsa de tecido, lona, bem despojada. Agora, um shorts de seda, uma blusa bordada e carteira pede O salto, né? Must: shorts sequinho com blazer e camiseta por baixo. Para quem tem estilo PODE...

Idade: Ah, a idade! Cerceadora de emoções...Lógico que uma mulher de 30 não tem o corpo de uma de 20 ( salvo raras exceções ) nem de uma de 40. Portanto, mire na sua idade. Não vá querer aparentar aquilo que você não é, pois é mico na certa! Shorts muito curtos são para meninas muito novas sim, ponto.Novas e magras, sorry. Já as mais velhas, balzacas como eu, tem infinitas e lindas opções em shorts maiores, mais largos e mais comportados. Afinal, não é mostrando até o que não precisa que seremos mais interessantes. Roupa é complemento de personalidade, nunca um determinante.Portanto, se jogue! Escolha o seu modelo, a sua festa, dê aquela olhada no espelo e arrase! O importante é ser feliz!