quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

NÉCESSAIRE DE MULHER

Adoro admirar rituais femininos e, lógico, fazer os meus. Creme para as mãos, cabelo, unhas, pés, corpo. Especiais para cotovelos, joelhos, um anti celulite – quase um milagre – para prevenir estrias, ressecamento, envelhecimento precoce... Antes de dormir passo por todas essas fases e chego a acreditar que vou amanhecer mais bonita. Uso uma máscara de gel frio que tenciona os meus músculos e DMAE para dar um efeito botox.Ou acordo amassada ou com cara de espanto!

Mas o que mais me intriga é o tudo que uma mulher precisa durante o dia para se sentir segura.E esse tudo cabe dentro de uma bolsinha mínima, cor de rosa, que levamos imponente para todos os locais que freqüentamos, esparramamos pela pia e começamos a nos embelezar.Lá dentro tem maquiagem, escova de dente, pasta dental, fio dental...começo a acreditar que a bolsinha tem fundo falso! E o ritual recomeça: Filtro solar, rímel, batom cor de boca para todas as horas. Me pergunto: toda boca tem a mesma cor?

E aí, fuçando dali e daqui, comecei a perceber que todas nós levamos mais ou menos as mesmas coisas nessa bolsinha mágica, que guarda todos os receios e quebra todos os galhos.Além de uma camisinha para qualquer eventualidade... Analisando um nécessaire descobrimos tudo – ou quase tudo – sobre uma mulher. Se ela tem um FPS 50 deve ter a pele bem branquinha, se tem absorvente e remédio para cólica... Talvez seja melhor nem mexer!E as eternas contradições desse ser único se tornam explícitas quando analisamos essa intimidade. Tem piranha para prender, pente para soltar. Pó compacto para disfarçar e gloss para realçar.Batom e rímel para ficar natural, colírio para ajudar o rímel e trident para ajudar no beijo...e tirar o batom!

Nesse nosso mundo tem espaço para tudo e de tudo um pouco. Ser mulher é ser vaidosa, isso é quase uma obrigação. Ninguém gosta de se sentir feia, descuidada ou de não atrair olhares e provocar arrepios.Passar despercebida é uma afronta para qualquer mulher, pois gostamos de deixar rastros...de perfume! (Mais um item para nossa nécessaire...) Lembro de um dia em uma reunião de pais que a professora disse que alguns alunos estavam levando o sabonete e a toalhinha exigidos pela escola em uma nécessaire. Perguntei:
- Algum menino trouxe?
- Rs... Não, só as meninas...

E viva as mulheres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário