terça-feira, 20 de setembro de 2011

ABUSOS EM NOME DA MODA


 Fui convidada para o desfile de lançamento Primavera Verão do Pátio Savassi e adorei poder ver de perto o que realmente funciona e o que não tem nada a ver no quesito tendência.Muito lemos e escrevemos sobre o que vamos usar na próxima estação, mas quando deslumbramos peças do dia a dia e das lojas que costumamos comprar, tudo fica mais acessível.

 E foi assim que me encantei com as cores contrastantes, os tons sobre tom, looks monocromáticos lindos - mas que eu colocaria pelo menos um ponto focal - muito brilho, nude, franjas, vestidos negros com belas fendas e colares exageradamente dourados. Deslumbramento geral!

 Mas como nem tudo são flores, a moda tem também os seus pecados. Exageros de beleza que são cometidos por garotas e mulheres sem muita estrutura. Lógico que eu estaria sendo hipócrita se dissesse que não é necessário ter um belo corpo para ser modelo. Eu mesma já desfilei e tinha que ficar horas sem comer antes de entrar em cena. Bom garfo que sou, desisti dessa vida e preferi os bastidores.

 Mas exibir um corpo visivelmente doente deveria ser proibido. Cinturas minúsculas, ossos à mostra, nada disso é bonito de se ver. E os 1000 miligramas de silicone? Chega a beirar a vulgaridade. E imagino onde isso vai parar. Sacrifícios vãos que destroem a saúde e até a personalidade das mulheres. Lutamos tanto para sermos respeitadas e vistas como iguais e de repente, nos tornamos um mero pedaço de carne, mais ou menos voluptuoso de acordo com o gosto do cliente.

 Será esse o destino do tão glamouroso mundo da moda?

5 comentários:

  1. Para quem essas modelos se vestem??? Pra homens tenho certeza que não!!! Homens gostam de ter o que ver e o que pegar... O pior é que nem pra elas mesmas elas se vestem!!! Será que se acham bonitas??? Ou querem mesmo é chocar as pessoas??? Nem um pedaço de carne podemos dizer que são... Talvez um pedaço de osso... Sinceramente não entendo...

    ResponderExcluir
  2. Saúde acima de tudo. Gordas, magras, normais, feias ou bonitas... mas simplesmente mulheres. Isso é o mais importante. A moda, tem prá todas nós, independente do tamanho, cor ou tendência. Cada uma de nós tem a sua personalidade e deve sim usar e abusar de sua sensualidade, seja ela qual for, mas sem exageros. Não sou contra cirurgia plástica, botox, silicone, mas por favor, consultem o espelho antes para ver se realmente vale a pena, se realmente é preciso. Talvez uma gordurinha a mais, ou uma ruguinha pode ser o charme que faltava para ser feliz. Sejam todas felizes acima de tudo. E saúde!!!! Besitos, Sonayara Baracho.

    ResponderExcluir
  3. As empresas que produzem modas, os estilistas e a imprensa especializada transformaram esses lindas garotas em cabides de ossos. No episódio da queda de uma modelo no SPW deste ano ficou claro o estado cadavérico de algumas modelos. O ministério do trabalho deveria estabelecer um IMC padrão desta profissão, punindo e não permitindo o desfile de meninas com o índice abaixo do padrão. As modelos morrem de Anorexia e eles simplesmente trocam de cabide.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários amigos! Acho que essa epidemia está se tornando caso de saúde pública!

    ResponderExcluir
  5. Tem gente que é capaz de vender a alma ao diabo em prol da moda e da ditadura da beleza. Lamentável!

    ResponderExcluir