segunda-feira, 25 de junho de 2012

Campanha de prevenção ao Câncer de Mama


Linda segunda feira!
Vocês conhecem o Programa Estadual de Controle Permanente do Câncer de Mama?
Trata-se de um vasto conjunto de ações com o objetivo de estimular o aumento da realização dos exames de mamografia em todo o Estado. Para isso, a SES-MG está focada em três vertentes: ampliar a faixa etária (45 a 69 anos), facilitar o acesso ao exame e a definição diagnóstica para que as mulheres, assim que diagnosticadas com câncer de mama, possam dar início ao tratamento.
Até então, a faixa etária prioritária para o rastreamento do câncer de mama em Minas era de 50 a 69 anos. Entretanto, revisões sistemáticas divulgadas recentemente pelo Instituto do Câncer (Inca) mostram que o impacto do rastreamento mamográfico na redução da mortalidade por câncer de mama pode chegar a 25%.
Outra novidade trazida pelo programa é que a requisição para realizar a mamografia poderá ser solicitada diretamente pelas mulheres de 45 a 69 anos em todos os estabelecimentos de saúde públicos sem a necessidade de passar previamente por uma consulta médica. O modelo é uma inovação, pois torna as mulheres corresponsáveis pela atenção a sua própria saúde.
PREVINA-SE!
                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário