quinta-feira, 17 de maio de 2012

Secretaria de Saúde se mobiliza para Dia Mundial de Doação de Leite Humano‏


Ação ocorrerá neste sábado, dia19, das 9h às 12h, no Parque Municipal de Belo Horizonte
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Maternidade Odete Valadares, daFundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), participa do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, que ocorrerá neste sábado (19), das 9h às 12h, no Parque Municipal de Belo Horizonte. A SES irá promover o serviço de cadastramento de mães e gestantes pelo 155, parte do Projeto Mães de Minas para redução da mortalidade materna e infantil.
O Projeto Mães de Minas, que constitui um recorte e diferencial da Rede Viva Vida de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança, visa estimular o processo de mobilização para monitoramento e acompanhamento das mães e de seus filhos até um ano de idade, pelo sistema telefônico. Para tanto, a SES disponibilizará um estande para cadastramento no 155, central telefônica para relacionamento com a gestante/mãe.
Ao se cadastrarem, a equipe de atendentes do 155 checam se a gestante foi à consulta agendada; ligam para saber sobre o parecer médico e resultado de exames, se foram diagnosticadas com gravidez de alto risco. No caso da gestante precisar de informação mais específica e detalhada, médicos e enfermeiros de plantão passam as orientações. Até o momento, foram cadastradas quase 10 mil gestantes em todo o Estado, em um total de 647 municípios.
O Dia Mundial de Doação de Leite Humano será comemorado em todo o Brasil e tem o objetivo principal de divulgar os benefícios da doação de leite humano. O Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares é referência no Estado e no ano de 2011 atendeu, com o Banco de Leite, mais de 900 crianças internadas na maternidade e outros municípios. Foram mais de três mil litros de leite humano coletado e aproximadamente 12 mil mulheres treinadas em aleitamento materno. No dia 19/05, a maternidade irá promover orientações de aleitamento e doação de leite, além de cadastramento das mães voluntárias.
A referência em aleitamento materno da SES, Ellen Oliveira Mota, enfatiza a importância da divulgação e mobilização do Banco de Leite para recuperação dos bebês, principalmente, no período neonatal, quando estão com até 28 dias de vida. “É preciso que os bancos de leite se popularizem para que as pessoas tomem consciência de sua importância. Muitos bebês, prematuros, cujas mães não conseguem produzir leite, não possuem alternativa para se alimentarem a não ser pelo leite doado”, afirmou.
Atividades
Na ocasião haverá oficinas lúdicas e brincadeiras para as crianças, apresentação teatral, além das atividades para as mães e gestantes tais como:
- Programa Mãe de Minas – Secretaria do Estado de Saúde de MG: Cadastro pelo 155.
- Orientações de aleitamento materno e doação de leite humano;
- Crescer Saudável (cuidados de enfermagem);
- Avaliação antropométrica (orientações de nutrição);
- Cuidados em saúde (enfermagem);
- BH pelo Parto Normal;
Informações
Evento: do Dia Mundial de Doação de Leite Humano.
Local: Parque Municipal de Belo Horizonte
Horário: 9h às 12h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário